COVID 19


Meninos Rabinos > A Minha Escola > COVID 19

Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
[D]


No âmbito da estratégia de comunicação com os Encarregados de Educação, no que ao coronavírus Sars-Cov-2 e à doença COVID-19 diz respeito, disponibiliza-se nesta página a informação sobre o evoluir da situação.

Com esta página pretende-se informar e partilhar informação pertinente sobre a COVID-19, de modo a diminuir ansiedades e alarmismos desnecessários. Consideramos que Encarregados de Educação e Funcionários informados é metade da resolução de qualquer problema.
 

Ponto de Situação

Plano de Contingência


Contactos

Perguntas Mais Frequentes

Links

Documentos

Coronavirus

 

 

Ponto de Situação

 

01.Jun'20 Reabertura com todas as valências (Creche e Jardim de Infância) Plano de Contingência - COVID 19
[446 Kb]
26.Mai'20 Início dos trabalhos de higienização e desinfeção
12.Mar'20 Atualização do Plano de Contingência aos Encarregados de Educação e à Comunidade Educativa
10.Mar'20 Comunicação do Plano de Contingência aos Encarregados de Educação e à Comunidade Educativa
06.Mar'20 Comunicação do Plano de Contingência à equipa interna
05.Mar'20 Após comunicação da DGS e das orientações obtidas, enviou-se aos Encarregados de Educação a Circular n.º 4/2020.  
24.Fev'20 Início da pesquisa e redacção do Plano de Contingência do Meninos Rabinos
10.Fev'20 Início da análise e abordagem à COVID-19

[Topo]

 

Plano de Contingência

Por definição, um Plano de Contingência é um plano que deverá ser colocado em prática quando o funcionamento normal de qualquer entidade ou empresa possa ser posto em causa, ou seja, a sua implementação deverá ter por principal objetivo evitar uma eventual paralisação do funcionamento desta.

No caso do Infantário Meninos Rabinos, o Plano de Contingência para COVID-19 existe, pois a existência do coronavírus SARS-CoV-2 coloca em causa o normal funcionamento do nosso estabelecimento de ensino.

Assim, o Plano de Contingência - COVID 19 do Infantário Meninos Rabinos resulta da análise e pesquisa  sobre esta problemática, e visa a preparação dos Meninos Rabinos para a adopção de medidas adequadas de prevenção e contenção da doença, que se pretende com uma estreita articulação com as Autoridades de Saúde e, acima de tudo, com os Encarregados de Educação.

[Topo]

 


Contatos

Linha Saúde 24 - 808 24 24 24



Direção-Geral de Saúde - 21 843 05 00

Hospital Garcia de Orta - 21 294 02 94

Hospital Particular de Almada - 21 272 36 80

SAP - Serviço de Atendimento Permanente - 21 272 88 00



Centro de Saúde da Charneca de Caparica - 21 297 87 00

Centro de Saúde da Costa de Caparica - 21 291 85 10

Centro de Saúde da Cova da Piedade - 21 273 84 10

Centro de Saúde da Sobreda - 21 294 70 10

Centro de Saúde de Almada - 21 272 88 00

Centro de Saúde do Monte de Caparica - 21 294 58 50

Centro de Saúde do Pragal - 21 272 55 30



Infantário Meninos Rabinos - 21 297 27 27

 

A gerência do Infantário Meninos Rabinos, não se responsabiliza pela desactualização, desactivação ou alteração dos contactos anteriores. Se detectou alguma incorrecção solicitamos a sua compreensão e colaboração, enviando-nos uma Sugestão de alteração. Obrigado!

[Topo]

 


Perguntas Mais Frequentes

Quais os sintomas da COVID 19 que devo ter em atenção no/a meu/minha filho/a?

Tal como nos adultos, os sintomas de infecção, pelo novo coronavírus  (COVID 19), que as crianças apresentam são similares aos provocados pela gripe sazonal. Na sua criança deverá observar a existência dos seguintes sintomas:

- Febre;
- Sintomas respiratórios (tosse ou falta de ar);
- Cansaço;
- Possibilidade de ocorrência de outros sintomas.

 

Como é que eu e o meu filho podemos ser infetado com o novo coronavírus?

De acordo com a informação divulgada, a transmissão do novo coronavírus é idêntico ao da gripe sazonal. O seu filho poderá ser infetado através da transmissão de gotículas libertadas por um adulto ou coleguinha infetado. Estas gotículas são libertadas quando se espirra, tosse ou se fala.

No entanto o contágio pode também se verificar de modo indirecto, com as gotículas existentes em superfícies, brinquedos, maçanetas das portas, portões, etc., podendo o vírus manter-se ativo nestas superfícies durante horas (razão pela qual deverão ser limpas frequentemente).

Por estas razões é que o contexto escolar, no qual o Infantário Meninos Rabinos está incluído, é um dos locais propícios para a disseminação deste tipo de vírus, devendo-se portanto tomar várias medidas para minimizar o contágio.

 

Se o meu Educando apresentar apenas um dos sintomas poderá frequentar o infantário?

Não, de acordo com as orientações das autoridades de saúde as escolas não deverão aceitar nas suas instalações alunos que apresentem sintomas de doenças infecto-contagiosas, nas quais está incluída a COVID 19.

Realce-se que o período de incubação da COVID 19, ou seja, desde que o seu educando poderá ter sido contaminado até manifestar os sintomas, pode variar entre 1 e  14 dias, pelo que apenas um dos sintomas poderá ser indicador ou o contacto com uma pessoa já infectada, são razões suficientes para ficarem em quarentena.

 

Na eventualidade do meu Educando ser contaminado com COVID 19, quando é que poderá regressar aos Meninos Rabinos?

Segundo as autoridades de saúde, as pessoas infectadas com o coronavírus podem transmitir o vírus por um período de até 14 dias. No entanto, aconselham ainda a considerar que um doente tem a capacidade de contagiar durante todo o período que apresente os sintomas.

Assim, qualquer aluno dos Meninos Rabinos contagiado com a COVID 19 deverá ficar em casa, até ficar totalmente tratado e livre do coronavírus. A menos que por declaração médica seja atestada a ausência de riscos de contágio. De qualquer modo o regresso ao infantário deverá ser sempre acompanhado por declaração médica, tal como se encontra desde sempre no regulamento interno, para qualquer doença infecto-contagiosa.

 

Se um dos colegas do/a meu/minha filho/a vier a ser contaminado com a COVID 19 deverei traze-lo aos Meninos Rabinos (senão apresentar qualquer sintoma)?

Não, face às orientação da DGS é expectável que caso se verifique a existência de um aluno ou funcionário contaminado com coronavírus o colégio poderá vir a ser encerrado.

 

Valerá a pena explicar ao meu filho como lavar correctamente as mãos?

Sim, a lavagem correta e frequente das mãos diminuirá consideravelmente as hipóteses do seu filho contrair a doença.

Com efeito, no Infantário Meninos Rabinos as equipas pedagógicas encontram-se a desenvolver várias atividades e estratégias neste sentido, devendo as mesmas ter seguimento em casa.

Caso tenha dúvidas sobre o modo/processo de lavagem, aconselha-se a consulta ao documento existente no fim desta página, eventualmente imprimi-lo e mostrá-lo ao seu filho, com certeza ele reconhecerá que é igual ao que temos em todas as Instalações Sanitárias.

 

Como poderei evitar que o meu Educando dissemine o vírus, no caso de estar doente?

Antes de mais o evitar a disseminação deste, ou de outro, vírus é um acto de cidadania e, por isso, deverá ser promovido e valorizado com o seu filho, demonstrando-lhe a importância do acto.

Para evitar o contágio deverá acima de tudo minimizar o contato presencial com outras pessoas, mantenha-o em casa e, na medida do possível, tente:

- Que ele cubra a boca e o nariz quando espirrar ou tossir, sem a utilização das mãos e de preferência para um lenço descartável;
- Quando usar os lenços descartáveis os dei-te de imediato para o lixo;
- Que lave as mãos com água e sabão, de modo correto e frequentemente, principalmente quando tossir ou espirrar.

No Plano de Contingência existe a medida de "Evitar os cumprimentos com aperto de mão ou beijinhos", vai-se desde já eliminar este modo de cumprimento?

SIM. Apesar de continuarmos a transmitir afetos iremos reduzir e, na medida do possível, eliminar os beijinhos. Os apertos de mão serão substituídos por outras formas de cumprimento.

 

No Plano de Contingência é ainda mencionada a medida de "Restringir o acesso ao interior do edifício de Encarregados de Educação e outras pessoas", quer isto dizer que já não podemos entrar nas salas de atividades?

SIM. Desde sempre se promoveu o intercâmbio entre a escola e a família, sendo a entrada dos Encarregados de Educação nas salas de atividade algo que sempre aconteceu. No entanto, após a declaração de pandemia, pela OMS, as medidas de contingência assim impõem a limitação dos acessos ao interior do colégio. Considera-se que esta medida temporária diminuirá novos contágios, pelo que pedimos a compreensão aos Encarregados de Educação.

 

O Infantário Meninos Rabinos vai encerrar quando houver casos de COVID 19 confirmados?

TALVEZ. Todas as directrizes existentes vão no sentido de, na eventualidade de surgir um caso de infeção no recinto do colégio, o mesmo poderá ser encerrado totalmente ou parcialmente, de modo a conter eventuais contágios subsequentes..

O infantário poderá fechar nas seguintes situações:

- Por decisão/orientação da Delegação de Saúde, por um período a definir por esta entidade de saúde;
- Por ausência de várias funcionárias em simultâneo, pelo período necessário à existência de um n.º mínimo de funcionárias, que consigam assegurar os cuidados básicos e a segurança de todas as crianças.

 

[Topo]

 

Links

O Infantário Meninos Rabinos disponibiliza aqui um conjunto de links, para sites relevantes que abordam a problemática da COVID 19.
 

SNS 24 - Centro de Contato - www.sns24.gov.pt

Direcção-Geral de Saúde: www.dgs.pt

Portal da Saúde: www.portaldasaude.pt

Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública: www.anmsp.pt

COVID 19 na Wikipedia: www.wikipedia.org

Comissão Europeia: www.ec.europa.eu

Organização Mundial de Saúde: www.who.int

A gerência do Infantário Meninos Rabinos, não se responsabiliza pela desactualização, desactivação, alteração e conteúdos dos links e respectivos websites. Se detectou alguma incorrecção solicitamos a sua compreensão e colaboração, enviando-nos uma Sugestão de alteração. Obrigado!

[Topo]

 


Documentos

  Entidade
Responsável

 
Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo coronavíris (COVID 19)

DGS
Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo coronavíris (COVID 19)
[2.579 Kb]
 
 
Informação à Comunidade

DGS
Informação à Comunidade
[1.489 Kb]
 
 
Coronavirus disease 2019 (COVID-19) - Situation Report 50 OMS
Coronavirus disease 2019 (COVID-19) - Situation Report –50

[70 Kb]
 
 
Como Lavar as Mãos DGS
Como Lavar as Mãos

[471 Kb]
 
 
DGS - Direcção-Geral da Saúde - Ministério da Saúde
OMS - Organização Mundial de Saúde


O Infantário Meninos Rabinos respeita a propriedade intelectual de terceiros. Se considera que o seu trabalho, ou o trabalho da entidade que representa, não deverá ser publicado ou publicitado pelo nosso site, ou se considera existir alguma infracção de direitos de propriedade mande-nos um e-mail (
meninosrabinos@sapo.pt).

 

 

[Topo]