Projecto Eco-Escolas


Meninos Rabinos > Faço Lá  > Projecto Eco-Escolas

Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
[D]

 
Programa Eco-Escolas

Projecto Eco-Escolas

Implementação no Infantário Meninos Rabinos

Links "Ambientais"

Campanhas Ambientais

 

Somos uma das 20 Eco-Escolas (2014/15), do Concelho de Almada, das 107 escolas (Jardins de Infância até ao 3º Ciclo) reconhecidas pelo Ministério da Educação. Pela 9ª vez, estamos muito orgulhosos!

... E uma das 3 escolas privadas do Concelho de Almada com este Galardão, e uma das que tem mais Bandeiras Verdes.

Logotipo do Eco-Escolas do Infantário Meninos Rabinos[D]
[
Pintar o Logo do Eco-Escolas]

 

Programa Eco-Escolas

Tal como há as Bandeiras Azuis para as Praias, a Associação Bandeira Azul da Europa / FEE Portugal, em conjunto com o coordenador internacional: Fundação para a Educação Ambiental, atribui a Bandeira Verde às Escolas, através do Programa Eco-Escolas, desde que as mesmas sigam uma metodologia constituída por sete passos.

"Programa Eco-Escolas pretende encorajar acções, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade.
 

 

Bandeira Verde[D]

Pretende estimular o hábito de participação e a adopção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário.

 
Eco-Escolas - 10 Anos[D]

Fornece fundamentalmente uma metodologia, formação, enquadramento e apoio a muitas das actividades que as escolas desenvolvem.

Visa contribuir para a criação de parcerias locais na perspectiva de implementação da Agenda 21 Local.

 

Seguindo uma metodologia constituída por sete passos (1. conselho eco-escolas; 2. auditoria ambiental; 3. plano de acção; 4. monitorização/avaliação; 5. trabalho curricular; 6. divulgação à comunidade e; 7. eco-código), são abordados os temas base: água, resíduos, energia e ainda, complementarmente: biodiversidade, agricultura biológica, espaços exteriores, ruído, transporte.

O tema biénio 2004-06 será “Alterações Climáticas”, um tema NOVO na listagem dos temas Eco-Escolas, que deverá ser abordado numa perspectiva integrada, com os temas que mais directamente com ele se relacionam, nomeadamente: ao nível das causas: a energia e os transportes e, ao nível das consequências, a água e a biodiversidade."

in Site do Programa Eco-Escolas

[Topo]

 

 

Projecto Eco-Escolas

 

Meninos Rabinos re-candidatam-se à Bandeira Verde.

   

No ano lectivo 2005/2006, uma equipa de colaboradores dos Meninos Rabinos efectuaram uma análise sobre a viabilidade de uma candidatura ao Programa Eco-Escolas, tendo em conta que o mesmo está vocacionado e estruturado, principalmente, para escolas e alunos do 1º Ciclo.

Após está análise, e apesar de conscientes da dificuldade acrescidas, não só pelas idades das nossas crianças, mas também por sermos uma entidade privada, poucos apoios público teríamos, decidiu-se avançar com a candidatura no Ano Lectivo 2006/2007. Candidatura que resultou na obtenção do galardão Eco-Escolas - A Bandeira Verde.

Nos anos seguintes obtivemos também a Bandeira Verde e, no presente Ano Letivo, o Infantário Meninos Rabinos decidiu re-candidatar-se à Bandeira Verde.

Logotipo do Eco-Escolas do Infantário Meninos Rabinos[D]

Para este efeito, de entre vários projectos transversais, foi criado o Projecto Eco-Escolas, com os seguintes objectivos:

- Promover a tomada de atitudes ecológicas e ambientalmente sustentáveis, por parte das crianças, colaboradoras internas, Pais e comunidade;

- Desenvolver na criança conhecimentos sobre os 3 R’s, poupança de água e de energia, biodiversidade, ruído e transportes;

- Promover a poupança de água e energia, aumentando a eficiência energética e produtividade do infantário;

- Promover a colaboração de entidades externas no processo educativo;

- Estimular na criança o gosto pelo contacto com a natureza e respeito pelas plantas;

- Produzir produtos hortícolas para a participação na Semana Verde (Proj. Horta Ecológica);

- Publicitar o Infantário Meninos Rabinos na comunidade local, como uma escola ambientalmente correcta;

- Melhorar as condições físicas do infantário no que diz respeito aos indicadores definidos neste âmbito;

- Promover um Indicador de eficiência ambiental do Infantário, incorporando dados internos e das famílias das crianças dos Meninos Rabinos;

- Sendo o n.º de Bandeiras Verdes, em cada concelho, um indicador para  Programa Eco XXI, ajudar o Concelho de Almada a obter (novamente) este Prémio;

- Obter (novamente) a Bandeira Verde.

 

Implementação no Infantário Meninos Rabinos - Ano Lectivo de 2006 a 2015/2016

 

 

Mais um ano lectivo passou e, mais uma vez, pela nona vez fomos galardoados pela ABAE com a Bandeira Verde, resultado do trabalho de todos.

À presente data já foi constituído o Conselho Eco-Escolas, tendo-se realizado a primeira reunião.

A candidatura, do presente ano letivojá foi realizada e somos uma das escolas de Almada a candidatarmo-nos ao Galardão Eco-Escolas.

 

A Auditoria Ambiental (ver resumo dos questionários), bem como o Plano de Acção a Festa Eco-Escolas já estão planeados. Agora só faltam realizar as cerca de 62 ações do Plano de Acção.

 

Em anos passados, entre muitas atividades... participámos em vários concursos, dos quais destacamos  a conquista do 3º Prémio do Concurso "Viver a Biodiversidade" e o 2º Lugar do 3º Concurso Nacional “Kit do Mar”.

Projeto "Beba Água da Torneira"

No passado dia 26 de Março’12, o Infantário Meninos Rabinos, em conjunto com outras 33 entidades do concelho de Almada aceitaram o desafio dos SMAS de Almada e aderiram ao projeto “Beba Água da Torneira”.

Dos objetivos do projeto, definidos pelos SMAS de Almada, gostaríamos de realçar:

- Motivar os mais jovens e respetiva comunidade educativa, informando e formando;

- Apoiar os utentes na identificação das condições de conservação da rede predial;

- Sensibilizar a população em geral, consciencializando da qualidade da água para consumo distribuída em Almada e das razões da sua escolha.

É ainda do objetivo do Infantário Meninos Rabinos continuar a sensibilizar no sentido da preservação do planeta, pela poupança da água através de boas práticas nos hábitos quotidianos.

Para saber mais: www.smasalmada.pt

Todos os Pais e elementos da comunidade que queriam saber mais informações sobre a implementação deste projecto, poderão faze-lo pelos meios convencionais ou pelo nosso e-mail.

[Topo]

 

Links "Ambientais"

 

Disponibilizamos aqui um conjunto de Links que consideramos interessantes para a implementação de projectos similares ao nosso:

 

Programa Eco-escolas: www.abae.pt

Almada e o Mundo da Água: www.smasalmada.pt

Calcule a sua Pegada Ecológica: Ecoladora

Eco-Kids - salvem o Planta: www1.uol.com.br/ecokids

Conheça 30 maneiras de salvar o planeta: www1.uol.com.br/ecokids

Jovens Repórteres para o Ambiente: www.youngreporters.org

Naturlink: www.naturlink.pt

Energias Renováveis: www.energiasrenovaveis.com

O que fazer com o lixo reciclável:  www.lixo.com.br

Tetra Pack: www.protegeoqueebom.pt

 

A gerência do Infantário Meninos Rabinos, não se responsabiliza pela desactualização, desactivação, alteração e conteúdos destes links e respectivos websites. Se detectou alguma incorrecção solicitamos a sua compreensão e colaboração, enviando-nos uma Sugestão de alteração. Obrigado!

[Topo]

 

Campanhas Ambientais

 
Da palavra à Acção... Aqui ficam algumas das Campanhas em que os Meninos Rabinos estão directamente, ou indirectamente, envolvidos:

 

Concurso "Natal - Sim, é no amarelo": natalamarelo.simenoamarelo.pt

Recolha de óleos Usados: www.ami.org.pt

RecyclingPins: recyclingpin.blogspot.com

Green Coork: www.greencork.org

Campanha SPV e Laço: www.pontoverde.pt

VERDORECA: www.pontoverde.pt

Bandeiras do infantário[D]

 

A equipa do Infantário Meninos Rabinos, não se responsabiliza pela desactualização, desactivação, alteração e conteúdos destes links, respectivos websites e pela alteração de alguma das campanhas. Se tem conhecimento de alguma campanha em que possamos ajudar/participar, envie-nos a sua Sugestão. Obrigado!

[Topo]