Projetos Pedagógicos - Sala Azul


Meninos Rabinos > Faço Lá  > Projetos Pedagógicos > Projeto Pedagógico - Sala Azul

Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
[D]

 

À Descoberta com o nosso corpo

 

Tema escolhido

O presente projeto pedagógico tem como tema “À Descoberta com o nosso corpo”, pois é nos primeiros anos de vida que a criança inicia o seu processo de identidade pessoal e é com base nas rotinas diárias que vai aumentando a sua segurança e autonomia, o que lhe proporciona um aumento do controle do seu próprio corpo.

 

Com este tema pretendemos dar às crianças a conhecer o corpo humano, criando condições de maneira a que identifiquem as partes que compõem o corpo (partes básicas: cabeça, braços, pernas, pés, olhos, boca, entre outras), tome consciência de si mesma, dos seus semelhantes e do ambiente que a cerca, encontrando diferenças, que mais tarde poderão servir para identificar valores da sociedade.

Piscina das Bolas[D]

[Topo]

 

Fundamentação teórica

Sala Azul[D]

A criança vai criando a sua imagem, com base nos elementos que lhe chegam através de múltiplas vias (desde as sensações que as carícias produzem no seu corpo, à imagem refletida pelo espelho, ao nome que lhes é dado, a comparação de si próprio com os outros, o sexo a que pertence e respetivas expetativas das interações sociais, entre outros...).

 

 

Um trabalho sistemático com o próprio corpo possibilitará, avançar na coordenação e controle dinâmico que permitam à criança realizar atividades com o jogo físico, deste modo desenvolvendo a sua capacidade global de movimento, assim como as destrezas e habilidades manipulativas, relacionadas com coordenações visio-manuais finas.

Pormenor do Elevador do Infantário Meninos Rabinos[D]

A interação com os outros e o respeito pela Natureza, serão conteúdos de indispensável abordagem nesta idade. Sensibilizá-los primeiro enquanto pessoas em formação para um conhecimento de si, será um ponto de partida para novas conquistas.

Exterior do Infantário Meninos Rabinos[D]

Pode-se, assim, dizer que o trabalho da relação da criança com o seu corpo é a chave que permite integrar os diferentes conceitos. Ao avançar no conhecimento e na manipulação do seu corpo, a criança atualiza e exercita os seus instrumentos cognitivos, afetivos e relacionais à conquista da sua própria identidade.

 

[Topo]

Objectivos

 

É fundamental construir objetivos e estratégias para potenciar as aprendizagens das principais competências das crianças, para desenvolver as crianças a todos os níveis.

Objetivos Gerais

 

Objetivos específicos

 

- Desenvolver o conhecimento do mundo;

- Desenvolver a linguagem;

- Desenvolver a motricidade;

- Desenvolver as relações socio-afetivas;

- Desenvolver a percepção/cognição.

 

- Diferenciar as principais partes do corpo, como a cabeça, o tronco e os membros;
- Descobrir novas sensações através dos sentidos (Visão, audição, olfato, paladar e tato); 
- Estimular a aquisição, a coordenação e o controlo do corpo, melhorando a agilidade e a flexibilidade; 
- Adquirir a confiança e segurança na utilização do próprio corpo;
- Desenvolver uma imagem correta e positiva do seu corpo.
- Estimular o desenvolvimento de vocabulário;
- Estimular os níveis de atenção e concentração.

A elaboração,  redacção e implementação de um projecto pedagógico é um trabalho contínuo, ao longo de todo o ano letivo, pelo que ao longo do ano letivo estes objetivos, o planeamento de atividades e as estratégias de implementação são re-equacionados.

A redacção de um projeto pedagógico é mais extenso e tem outros conteúdos que não se encontram aqui apresentados. Todos os Encarregados de Educação dos "Meninos Rabinos" que queiram aprofundar o seu conhecimento do presente projeto pedagógico, poderão solicitar à Educadora de sala todos os esclarecimentos.

 

[Topo]

[Voltar aos restantes Projetos]